domingo, abril 20, 2008

Voltando a escrever

Eu acredito que sempre tenho as melhores idéias quando estou naquele período em que não estou nem completamente acordade e nem dormindo. Ou eu só acho isso porque estou quase dormindo e aí tudo me parece genial. De qualquer jeito, minha última boa idéia foi escrever em um blog para treinar a minha escrita.
Eu sempre gostei de escrever. Ou pelo menos desde que eu tenho uns 12 anos e comecei a gostar muito de livros também me interessei por contar minhas próprias histórias. E foi exatamente porque escrever era legal que eu decidi ser jornalista. Ironicamente, de uns tempos pra cá, escrever virou a coisa mais difícil do mundo. Sempre parece que estou cansada, com preguiça, desempolgada ou dispersa demais pra isso. Um texto que antes tomaria meia hora, hoje leva pelo menos umas três pra ficar pronto - e ainda assim, mal feito. Parece que eu simplesmente perdi o dom ou fritei meu cérebro em álcool, mas a coisa simplesmente não sai.
Eu pensei em milhões de razões pra tentar explicar isso. Talvezo, porque não estou mais trabalhando com jornalismo o tempo todo e aí perdi a prática. Ou então isso pode ter a ver com o fato de que há mais de um ano eu não leio nenhum livro em português. Também já tentei culpar o laptop (porque o teclado não é bom e fica numa altura ruim), a cadeira que é no chão (e aí eu não consigo ficar com as pernas confortáveis), a luz da minha casa (que nunca parece suficientemente clara)...
Mas, não importa qual seja a razão do meu facasso, o fato é um só: eu preciso voltar a escrever. Ou isso, ou eu vou morrer de fome quando voltar para o Brasil e precisar achar um emprego. Então, a partir de hoje vou tentar escrever o máximo possível, sobre todos os assuntos. Vamos ver no que dá. Se a prática não me ajudar a recuperar o talento, vai ter chegado a hora de procurar uma nova profissão. Ou então eu desisto de ser jornalista de mídia impressa, faço um tratamento no fonoaudiólogo, uma lipoaspiração e vou tentar a carreira na televisão.